CONHEÇA O PROJETO ARTE E VIDA

CONHEÇA O PROJETO ARTE E VIDA
SAIBA COMO SURGIU, SEUS OBJETIVOS E AÇÕES

Relatório Inicial do Projeto Arte e Vida no DNER

06/03/2018, primeira reunião com os parceiros e a comunidade

Surgimento do Projeto 



O Projeto Arte e Vida na Comunidade do DNER começou a ser pensado desde agosto de 2017, através dos diálogos estabelecidos entre o Instituto Cultural Raízes, o Bispo Diocesano de Floresta, Dom Gabriel Marchesi, com o Pároco de Floresta, Padre Giovanni Malacrida e, a Religiosa Vicentina Irmã Darcylene Graciliano, bem como com algumas lideranças da Comunidade ligadas à Igreja.

                         


Debatendo o Projeto com a Comunidade
As idéias foram amadurecendo no decorrer dos meses seguintes e, no dia 06 de março de 2018, realizou-se reunião entre os(as) parceiros e representações da Comunidade, para traçar um breve perfil do Bairro e das ações que deveriam estar contidas no Projeto.

No dia 14 de março de 2018, realizou-se reunião com lideranças da Comunidade, juntamente com o Pároco Padre Giovanni e a Irmã Darcylene, além dos representantes do Instituto Cultural Raízes, com a finalidade de apresentação e debate sobre o Projeto Arte e Vida, seus objetivos e perspectivas de ações a serem desenvolvidas.

Lançamento do Projeto no DNER


                           
                                 Rapper Gil, cantando uma de suas composições


No domingo dia 15 de abril de 2018, foi realizado o lançamento do Projeto ARTE E VIDA no Bairro do DNER.

A programação contou com exposição de artesanato e culinária regional, além de apresentações culturais de talentos da Comunidade e, do Maracatu Afrobatuque.

Entre as apresentações realizadas pela comunidade, destaque para a Rapper Gil, cantando uma de suas músicas que fala da realidade dos trabalhadores do bairro que acordam ainda de madrugada para serem carregadores de caminhões e tentarem sobreviver com dignidade.

                                 
                                          Padre Giovanni Malacrida, Pároco de Floresta

Usando da palavra, o Pároco de Floresta, Padre Giovanni Malacrida falou da importância do Projeto como forma de (à luz da Campanha da Fraternidade) buscar a superação da violência, através de ações que valorizem a vida.

                               
                             Libânio Neto, Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes

Por sua vez, Libânio Neto, Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes, afirmou acreditar que o Projeto terá sucesso e alcançará seus objetivos, a partir do interesse e do potencial existente na Comunidade do DNER.

Representando a Comunidade, a Professora e Catequista, Saúde, falou da expectativa positiva que toma conta das pessoas, vendo a possibilidade de colocar em prática as ações do Projeto Arte e Vida e de seus resultados positivos para todos, especialmente adolescentes, jovens e mulheres.

                              
                                             Grupo Cultural Maracatu Afrobatuque

O Grupo Cultural Maracatu Afrobatuque, mais uma vez foi destaque, mostrando toda a alegria e energia de uma das mais tradicionais manifestações da Cultura Afrobrasileira, Pernambucana e Nordestina que é o Maracatu.


Inscrições para as Oficinas


                               
                              Reunião com a Equipe de Coordenação Local do Projeto

No dia 17 de junho, aconteceu a reunião da Coordenação do Projeto Arte e Vida na Comunidade do DNER, para organização do processo de inscrições para as oficinas que serão realizadas.

A equipe responsável ficou de fazer uma divulgação casa-a-casa na Comunidade, mostrando a importância da participação e incentivando crianças, adolescentes, jovens e adultos para participarem.

Providências para o início das Oficinas


Durante o mês de julho, ocorreram a maior parte das inscrições para as Oficinas.


Mutirão de Limpeza

No dia 11 de agosto, realizou-se um mutirão para limpeza do espaço e retirada de entulhos, bem como selecionar móveis e equipamentos que podem ser reutilizados e recuperados .

Na oportunidade foram vistas as necessidades de reparos e pintura das salas que serão disponibilizadas para o Projeto, o qual funcionará na própria comunidade em espaço de responsabilidade da Paróquia de Floresta.

                              

                               

                                 

                                 

                                 

                                 

                                 

                                  

                                  

                                  

                                  

                                   

                                   

                                   

                                     

                                      

Ainda no mês de agosto, ocorreu a escolha dos(as) facilitadores(as) e Instrutores(as), tendo sido priorizadas as pessoas da comunidade que já tem capacidade técnica e conhecimento necessário nas áreas em que serão ministradas as oficinas

Sem comentários:

Enviar um comentário